top of page

Pequenas pausas possíveis

Atualizado: 20 de out. de 2023

Para equilibrar produtividade e bem-estar

blog-dri-ferreira-pequenas-pausas-possiveis

Pequenas pausas possíveis - Para equilibrar produtividade e bem-estar


Aguardando o cenário ideal, ficamos estagnados, sem realizar o possível.


E sem poder modificar o ritmo de trabalho, tornar a rotina mais saudável, com pequenas pausas possíveis entre as tarefas, já fazem a diferença.


Sim, parece tudo muito óbvio, eu sei. Mas, a provocação aqui é: por que não fazemos?


Ficar horas a fio sentados, sem nem lembrar de beber água ou ir ao banheiro (#quemnunca), parece mais “fácil” do que se disciplinar a fazer pausas. Mesmo que esse modo só contribua pro adoecimento e não garantem alta produtividade, uma vez que são insustentáveis a longo prazo.


Estamos no mês do trabalho, devido à comemoração do Dia do Trabalhador em primeiro de maio, e tenho visto (ainda bem) muitos debates legais sobre novos modelos de trabalho, com mais flexibilidade e qualidade de vida.


Mais que importantes, essas iniciativas são necessárias. Inclusive trago aqui, como exemplo, uma dessas iniciativas. A @contente está construindo uma comunidade chamada #otrabalhoqueagentequer, focada em debater temas como trabalho, emoções e seus impactos. Saiba mais aqui, vale a pena!


Mas, e o que podemos e (nem sempre) estamos fazendo pelo nosso bem-estar cotidiano?

Tem sim muita coisa simples e viável, que colaboram para tornar a rotina um pouco mais leve.


Por isso, compartilho aqui pequenas atividades que, quando encaixadas na minha rotina, trazem leveza e menos exaustão ao final do dia.


Pausa para o chá

Escolher o chá, aquecer a água, preparar, aguardar o tempo da infusão e servir. Acho que levo menos de 10 minutos pra isso e além do benefício da pausa e presença, ainda tenho o prazer de saborear um bom chá (que eu amo!). Mas, o mesmo serve para a turma do café ou chimarrão.


Pausa para regar as plantas

Encher o regador, regar, encher o regador, regar, encher o regador, regar… Até que todas as plantinhas sejam contempladas! Tenho muitas e às vezes preciso fazer por partes…

Mas essa é uma pausa que gera movimento, contato com as plantas e me distanciam por uns minutos da tela.


Pausa para ler um pouquinho

Às vezes não dá pra desconectar totalmente, então mudar o foco já ajuda. Se atualizar das notícias do dia, ler um artigo, algumas páginas de um livro ou revista são algumas opções práticas. Com isso, dou um tempo e oxigeno as ideias com outros assuntos, para então voltar mais alerta para o trabalho.


Realizar pequenas tarefas pessoais

Algumas coisas não levam 5 minutos para serem feitas, mas ao se acumularem no final do dia, roubam um tempo precioso de descanso ou lazer. Então, reservar uns minutinhos para pagar aquele boleto ou agendar uma consulta médica, ajudam a mudar o foco e principalmente, liberam tempo para seu período de descanso.


Alongar, respirar, caminhar

Apesar de serem as mais clichês, também são as mais negligenciadas. Ficar horas sentados em frente ao computador não faz bem, sabemos disso… mas, faz parte do trabalho. Então lembrar de levantar, alongar, respirar profundamente e dar uma volta é muito importante. Para acordar o corpo e aumentar a disposição saindo da inércia, além das costas e lombar agradecerem no final do dia.


Talvez nada disso vai entrar na rotina facilmente ou espontaneamente, principalmente em dias mais corridos. Mas aí, lembretes de pequenas pausas na agenda, podem ajudar!


Priorizar pausas ao longo do dia não é fácil e pode parecer um luxo, mas são elas que, ao contribuir para sua saúde mental e física, te manterão em movimento. Com mais disposição para fazer o que precisa ser feito.


E por aí, você tem feito pequenas pausas ao longo do dia?


 

Faz sentido pra ti? Vamos trocar opiniões aqui nos comentários!

foto-dri-ferreira-site-profissional

Obrigada por ler, se você gostou compartilhe com seus amigos.

Sigo tentando liberar um texto novo todo mês. Se quiser, envie sugestões de pautas para os próximos meses.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page